02 julho 2008

Vale o conhecimento, mas a arrogância faz perecer.

Tinha um vendedor, na loja que eu trabalhava, muito do abusado.
Abusado no sentido de não ter escrupúlos, meio sarrista, sempre se achando o tal.
Pessoa que não percebe o outro, não respeita.
Mas ele sabia falar inglês.
E aí ele passava pelo "maioral".
Eu tenho convicção que falar outra língua abre portas, faz você entender outras culturas, se relacionar com pessoas diferentes da sua realidade, mas, pra ele isso passava longe.
Por que tudo o que fazia de errado, era justificado pelo fato de "falar inglês", então ...ia ficando por ali, como se estivesse imune.
Como, se nós, os demais funcionários, tivessêmos menos valor pelo fato de sermos mono (e tinhámos! se analisarmos pela ótica da lei do mercado...mas isso não cabia aqui, porque o gerente vinha com aquele discurso que éramos uma equipe!)

Um dia este insubstituível precisou ir embora.
Pediu a conta e se foi. Outra cidade, estado até.

Passou uns dias chegou o cliente canadense que ele atendia.
E aí, era todo mundo fazendo mimica. tentando se fazer entender. Ele e nós.
Não funcionou.
O gerente olhou geral, como se dissesse: "Estão vendo a falta que ele faz?"
Oras bolas!

Mais alguns dias e novamente entra o cliente.
Todo mundo se olha.
E eu vou firme em direção a ele:
"Hello? please follow me."

Era só o que eu sabia.
Fui até o outro lado do balcão, onde estava o pc, chamei meu tradutor e comecei a venda.
Isso mesmo, contei com a ajuda: Sr. Google.
Mais específicamente das suas "Ferramentas de idioma"

O canadense ficou encantado, me disse inclusive que isso facilitaria as suas compras em outros lugares (ele não era bom em mimicas!).
Nunca mais deixamos de atender (pra alegria do gerente).
Também não sentimos falta do ex intérprete e principalmente dos seus hábitos.

Quer saber?Não adianta você falar outras línguas, se te falta percepção de como usá-las.
Ninguém é bem vindo se falta respeito e depois ninguém sente sua ausência.


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