02 julho 2008

Pessoas.


Uma vez, alguém* estava me perguntando sobre, como estava meu irmão Paulo, e ao mandar lembranças, fez questão de dizer que ele era muito especial e que era" uma pessoa que valeu a pena conhecer".
Isto me fez lembrar um texto em discussão numa aula, ainda na faculdade em Juiz de Fora, que não me recordo a fonte, portanto sou incapaz de citar aqui. O autor fazia uma análise sobre os encontros que durante nossa vida vamos estabelecendo socialmente.
Era mais ou menos assim: "quando nos deparamos em um novo grupo ou situação agimos de forma agradável para sermos aceitos. Ao decorrer do tempo vamos nos identificando, formando pares que se assemelham e somente mais tarde nos firmamos e assim cada um, com suas características e especificidades, tenta então "demarcar seu território".
É quando ocorrem os conflitos.
Conflitos de idéias, de atitudes, de posição, a partir de nossas práticas e etc...
Depois dos conflitos novos pares são formados e para o bem ou para o mal as coisas seguem.
Porém como não somos eternos, a separação é inevitável ( e necessária em muitos casos!).
Separação esta que, pode ser espacial, temporal ou definitiva, como a morte.
E, é na separação, que saberemos o que cada um sente pelo outro.
Sentimentos de contrastes como alívio ou saudade irão dizer o que foi construído a partir destas relações, destes grupos ou encontros."

Então eu percebi que no caso do amigo do Paulo a saudade indicava que esta relação foi importante. Gerou saudades, admiração e respeito.
Eu já entrei em vários grupos, já estive em muitas relações: comerciais, pessoais, familiares...e tem muita gente que eu tenho saudades, admiração e respeito. Mas será recíproco?

Se você parar pra pensar, pode ter certeza que encontrará motivos pra querer voltar aos grupos, refazer relações e formar outros pares. Para dar continuidade ao que era ou reparar, mudar.
Mas o tempo, o espaço e as condições não permitem! Infelizmente.
Faça hoje a diferença,
ou comece os reparos.

Na foto:
Paulo e Maurício (sobrinho)
*Eduardo, Juiz de fora/MG

Nenhum comentário: